terça-feira, 31 de maio de 2011


A Indústria vidreira em Portugal: perspectiva histórica e matérias-primas.


                Foi só no século XVIII que se estabeleceu em Portugal a indústria vidreira - na Marinha Grande - que ainda hoje existe. Anteriormente, há notícia, desde o século XV, da existência de alguns produtores artesanais de vidro. É conhecido o labor do vidreiro Guilherme, que trabalhou no Mosteiro da Batalha. O vidro era obtido através da incineração de produtos naturais com carbonato de sódio (erva-maçaroca). Houve diversos fornos para a produção vidreira em Portugal, mas a passagem de uma produção artesanal, muito limitada, para a produção industrial foi lenta. Uma fábrica existente em Coina veio a ser transferida para a Marinha Grande, em consequência da falta de combustível. Estava-se no reinado de D. João V. A proximidade do Pinhal de Leiria, teria aconselhado a transferência da antiga Real Fábrica de Coina. Depois, o Marquês de Pombal concedeu um subsídio para o reapetrechamento desta fábrica vidreira na Marinha Grande.
Em 1748 estabeleceu-se na Marinha Grande John Beare, dedicando-se ali à indústria vidreira. A abundância de matérias-primas e de carburante aconselhavam o fomento dessa indústria naquela região. Em 1769 o inglês Guilherme Stephens beneficiou de importante protecção do Marquês de Pombal e estabeleceu-se na mesma localidade: subsídios, aproveitamento gratuito das lenhas do pinhal do Rei, isenções, etc. A Real Fábrica de Vidros da Marinha Grande desenvolveu-se a ponto de ser Portugal, a seguir à Inglaterra, o primeiro país a fabricar o cristal.
Mais tarde, em 1824, o industrial José Ferreira Pinto fundou a fábrica Vista Alegre, destinada à produção de vidros e loiças estando sediada em Ílhavo.
Passado um século, a fábrica “Irmãos Stephens”, na Marinha Grande, inicia a produção dos primeiros moldes para vidro em ferro fundido. Em 1948, mais de metade das fábricas de vidro existentes no país localizam-se no concelho de Marinha Grande, tornando-se no maior pólo da indústria vidreira em Portugal.
Em 1968 é constituída a CIVE - Companhia Industrial Vidreira, SARL.
           

Hoje em dia grande parte das empresas da indústria 
 vidreira está concentrada na Zona da Marinha Grande onde existe uma tradição e uma cultura bem enraizadas e, ao mesmo tempo, durante anos uma forte dependência regional do sector a nível económico e social.
Vista Alegre
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário