segunda-feira, 6 de junho de 2011

Alguns tipos de vidros comercializados

Existem muitos vidros que apesar de terem a mesma origem, diferem na composição e, consequentemente, nas temperaturas de fusão diferentes, de acordo com a finalidade a que se destinam. Assim temos o vidro sódico-cálcico que contém 60 a 75% de sílica, 12 a 18% de óxido de sódio e 5 a 10% de óxido de cálcio, o vidro borossilicato que é um vidro silicatado que contem na sua composição pelo menos 5% de óxido de bário e uma pequena quantidade de óxido de alumínio, o vidro de chumbo que contém óxido de chumbo e ainda existem vidros especiais como por exemplo as fibras ópticas que são óxido de silício puro no estado não cristalino.
Os vidros mais comercializados são os seguintes:


Img 1- Funil de vidro comum


Vidro Comum (Vidro sódico-cálcico)


   O vidro comum constitui 90% do vidro que se fabrica e pode ser usado em bancadas, esquadrias, mobiliário e decoração de interiores, por ser plano e possuir óptima transparência. É comercializado nas cores verde, bronze, incolor e fume.






Vidro Temperado
Img 2- Vidro temperado 
  
O vidro temperado, no seu processo de produção, recebe fortes jactos de ar direccionados por toda a sua superfície o que lhe confere uma maior resistência a atritos, sendo menos sujeito a quebra durante o uso. Em caso de quebra fica reduzido a pedaços pequenos e sem pontas, evitando ferimentos.
É comercializado nas cores verde, bronze, fume, pontilhado, incolor e serigrafados. Tem a sua apl
icaçãovitrines e mobiliário.



Vidro Laminado

img 3- Vidro Laminado

   O vidro laminado Padrão é composto por duas lâminas de vidro e uma película de Polivinil Butiral. Através desta película, o vidro torna-se mais resistente a impactos frontais. Outro aspecto importante é que, em caso de quebra, os estilhaços ficam presos à película, reduzindo o risco de ferimentos. Existe também o laminado múltiplo, para casos de resistência à bala, usando 3 vidros ou mais.
É utilizado em cabines, fachadas, divisórias, coberturas, clarabóias, guarda corpos, pisos e revestimentos. São vendidos nas cores verde e incolor.

Img 4- Vidro jateado


Jateados
  
Habitualmente utilizado em divisórias, portas e fachadas, o vidro jateado é produzido em cabine fechada com pós-abrasivos. É possível reproduzir desenhos, fotos e figuras estampadas na superfície do mesmo. Permite criar privacidade devido ao seu aspecto opaco.




Vidro Quadrato

Img 5- Vidro Quadrato
   O  vidro quadrato, possui uma textura delicada em forma de pequenos quadrados. Este vidro é novo e como tem um design moderno proporciona bem-estar, aconchego e sofisticação a cada ambiente, valorizando e engrandecendo projectos residenciais e comerciais. O Quadrato transforma-se em elemento estético que garante privacidade sem perda da luminosidade, combinando com os mais variados estilos de decoração.
É aplicado em divisórias, portas e janelas. É comercializado na cor incolor.


Pirex (vidro borossilicato)

Img 6- Vidro Borossilicato
   As suas propriedades de resistência ao calor tornam este tipo de vidro útil em material de laboratório que tenha que suportar temperaturas elevadas. O seu baixo coeficiente de dilatação permite que instrumentos de vidro possam manter a precisão das suas medidas mesmo quando sujeitos ao calor. Outro uso comum é como utensílio de cozinha, quer pelos recipientes e pratos resistentes à temperatura dos fornos, quer pelos copos graduados para medir quantidades de ingredientes.




Fibra óptica (vidros especiais)


Img 7- Fibras Ópticas
    Podemos encontrar aplicações do uso de fibra optica na medicina (endoscopias por exemplo) como também em telecomunicações (principalmente internet) em substituição aos fios de cobre.





Cristal (vidro de chumbo)

  
Img 8- Cristal

    Na linguagem corrente e no comércio, a palavra cristal é utilizada para designar vidros de elevada transparência e qualidade, genericamente comercializados como cristais. Estes cristais de vidro não são mais do que vidro com um elevado teor de óxido de chumbo, os quais, como vidros que são, não têm estrutura cristalina, já que neles os átomos não apresentam qualquer forma de arranjo regular.
   O cristal é usado no fabrico de peças decorativas consideradas muitas delas obras de arte.

Um comentário: